Na hora de comprar um imóvel, uma preocupação comum é o valor do condomínio, afinal ninguém que ficar pagando uma taxa alta todo mês.
E quando o imóvel estiver em construção? Como ter uma perspectiva real de valor?
É preciso ter muito cuidado, pois infelizmente ainda existe muita gente despreparada no mercado passando informações sem muita certeza.
Veja algumas dicas importantes para calcular a previsão de condomínio em prédios em construção:
Estudo de uma empresa especializada:
Algumas construtoras contratam administradoras de condomínio durante o período de construção para que façam um cálculo com base nas características do empreendimento.
Este é o critério mais seguro, mas nem toda incorporadora investe nisso.
Quantidade de apartamentos:
É um cálculo bastante óbvio. Um prédio com uma quantidade muito pequena de apartamentos normalmente terá um custo elevadíssimo de condomínio, pois as despesas serão rateadas entre os poucos moradores.
Existe a vantagem da privacidade, mas esse pode ser um luxo que custa caro, pois além da taxa mensal ainda existe o risco de uma eventual chamada de capital.
Acabamento do prédio:
Já ouviu falar aquela história de que o barato sai caro? Pois é, isso se aplica muito nessa hora.
Materiais de segunda linha utilizados numa obra podem acarretar grandes dores de cabeça no futuro.
Uma dica: Ao entrar em uma obra, peça para visitar o almoxarifado e observe a qualidade do material que está sendo colocado na obra.
Outra grande vilã é a pastilha. Antigamente os edifícios com a fachada 100% pastilhada era vendido como um diferencial. Hoje as principais construtoras não utilizam mais, pois apesar de levar mais tempo pra fazer manutenção em relação à pintura, o custo para trocar é elevadíssimo e pode pesar no bolso do consumidor.
Itens de sustentabilidade:
Detalhes como sistema de elevadores inteligentes, lâmpadas econômicas, sensores de presença nas áreas comuns, sistema dual flush nos sanitários, aproveitamento de água da chuva e sistema de aquecimento solar já são uma realidade nos empreendimentos mais modernos.
Além de ser ecologicamente correto, esses detalhes reduzem consideravelmente o custo do condomínio.
Entrega das áreas comuns:
A maioria das pessoas se assusta com empreendimentos com bastante área de lazer já pensando no custo pra manter aquilo tudo.
Nem sempre um prédio bem equipado tem um valor alto de condomínio, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes:
1. Verifique se as áreas de lazer são entregues completamente mobiliadas, decoradas e climatizadas (é comum ter somente a mobília, mas algumas áreas precisam ser climatizadas, por exemplo);
2. Verifique o tipo de móveis, eletrodomésticos e aparelhos em geral que a construtora promete (não adianta ter uma academia só uma esteira, uma bicicleta e um colchonete);
3. Além das áreas de lazer, é bom verificar detalhes como o sistema de segurança. Se a construtora já entregar com CFTV e câmeras instaladas, será uma despesa a menos no condomínio.
Histórico da construtora:
Para evitar surpresas, é importante sempre verificar o histórico de outros empreendimentos já entregues e, se possível, visitá-los para ver o padrão de entrega e se cumpriu o que foi prometido.